sexta-feira, 24 de julho de 2015

Torta de morango: faz parecer que os seus dotes culinários são profissionais (quando podem não ser)

Essa tortinha é uma delícia e relativamente fácil de preparar!




A receita foi tirada do site http://www.tudogostoso.com.br/ mas a foto é registro da minha própria experiência!







Ingredientes para a massa:

  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 200g de manteiga sem sal
  • 400g de farinha de trigo
  • 4 gemas
Ingredientes para o recheio:
  • 1/2 litro de leite
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 5 gemas
  • 150g de açúcar
  • 45g de maisena

Como preparar a massa:
  • Faça uma farofa com o açúcar, a manteiga e a farinha
  • Ligue essa farofa com as gemas, apertando com as pontas dos dedos mas sem amassar
  • Abra a massa com as mãos direto em uma forma de fundo falso sem untar
    • obs. Eu fiz em um pirex de vidro, como está na foto!
  • Forre os lados e o fundo da forma/pirex
  • Fure toda a massa com um garfo para não estufar
  • Leve ao forno por cerca de 20 minutos (a minha ficou quase 40 minutos!) mas sempre fique de olho para não queimar
    • A receita original não traz a temperatura do forno mas eu assei a 180ºC
Como preparar o recheio:
  • Ferva o leite com a baunilha
  • Bata as gemas com o açúcar na batedeira até ficar bem claro (tem que ter paciência porque as vezes demora!!!)
  • Junte a maizena com as gemas e o açúcar e bata bem
  • Acrescente o leite fervendo
  • Depois de misturar, leve ao fogo por 1 minuto, sempre mexendo bem
  • Adicione o creme à massa (já assada)
  • Cubra com morangos cortados ao meio
    • Agora vem a minha dica: várias receitas indicam colocar geleia ou gelatina em cima dos morangos para conservar, mas, se a torta for consumida dentro de dois dias, eu prefiro não colocar nada em cima... Na minha torta coloquei gelatina incolor mas na hora de cortar as fatias acaba desmontando a torta então, se possível, deixe só os morangos!!
Bon appétit! 
PS.: para essa receita eu não preciso nem desejar boa sorte, viu só?

Nenhum comentário:

Postar um comentário